Coração do Dão

Com o decorrer do mandato para o qual foi eleito fico com a impressão que o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Nelas julga que o substantivo "ordinária" que a Lei n.º 75/2013 atribuiu às reuniões de Câmara quinzenais um caracter obrigatório e regular/frequente é, em vez disso um adjectivo. Talvez essa confusão explique os comportamentos grosseiros, medíocres e mal-educados, que tem nas reuniões ordinárias. 

Se assim for talvez esta confusão linguística lhe tenha dado a perspectiva de que podia não convocar uma dessas reuniões - a de 8 de Fevereiro de 2016 - e, ilegalmente e sem consenso, a reagendar para as 9 horas de dia 22, dia da segunda reunião obrigatória do mês. A reunião que devia ter sido marcada, com agenda definida, o mais tardar a 3 Fevereiro, simplesmente não o foi. Julgou o Sr. Presidente que a podia marcar apenas a 17 de Fevereiro. E depois queixa-se que os malandros dos vereadores o atrasam de governar a Câmara. Por aqui se vê quem o faz. A sua postura despótica provocou-lhe, uma vez mais, a falta de quórum.

Mas fez pior. A marcação fora das regras da reunião de 8 de Fevereiro a 17 do mesmo mês, vinha com uma agenda (que como vimos devia ter sido definida a 3) preenchida de pontos que só posteriormente a esta data podiam ser agendados. Uma originalidade temporal que só a Borges da Silva ocorre e que revela o "rigor" e a seriedade que aplica na gestão da Autarquia. E fez mais. A agenda da reunião de 22 de Fevereiro vinha praticamente vazia. Ou seja o Sr. Presidente diz-nos que não há assunto para debater na reunião ordinária.

No periodo antes da ordem do dia foram solicitados alguns esclarecimentos e agenciamentos futuros.
  • Em conjunto com o Vereador Adelino e a Vereadora Rita Neves apresentamos uma proposta para que fosse retomado o símbolo e mote "Coração do Dão". Divisa melhor, mais identitária, e integradora de todas as freguesias, de todo o Concelho. A proposta foi posteriormente subscrita  pelos vereadores Artur Ferreira e Manuel Marques. Será portanto uma questão de semanas até que seja deliberado acabar com o "Nelas Vive", que só vale para quem anda desesperado para fazer prova de vida.
  • Voltei a questionar o porquê dos buracos na EN 231-2, entre Urgeiriça e Carvalhal Redondo ainda não terem sido repostos. A 25 de Janeiro tinha-me sido garantido que na primeira semana de Fevereiro o problema seria resolvido. Justificou-se o Presidente com a necessidade de abrir procedimento para aplicar o betuminoso. A mesma justificação que tinha dado há 1 mês. Estará a Câmara com problemas de fundos disponíveis para não conseguir lançar um procedimento mixuruca? A boa gestão anunciada não permite evitar transtornos e acidente?
  • Foi igualmente apresentado pelo Vereador Adelino e por mim um pedido de esclarecimentos sobre o andamento das Áreas de Reabilitação Urbana de Caldas da Felgueira, Canas de Senhorim e Santar. Estas ARUs, para as quais foram definidas as áreas de intervenção há mais de meio não, aparentemente não sofreram qualquer evolução. A ser assim está mais uma vez demonstrada a pouca prioridade que Borges da Silva dá a esta questão que permitira beneficiar quem quer investir e reabilitar e que tornaria mais fácil tornar o Concelho de Nelas mais atrativo. Este atraso provoca igualmente que se definam outras ARUs em freguesias como Moreira, Senhorim ou Vilar Seco.

Aguardemos então se passa da propaganda à prática.


Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Com tecnologia do Blogger.

Procura

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.